segunda-feira, 17 de março de 2014

Resenha Crítica do Livro "A culpa é das Estrelas", Por: Brenda Viana.



A Apaixonante história de Hazel e Augustus

Por: Brenda Viana             

Hazel Grace, uma adolescente de 16 anos diagnosticada com câncer nos pulmões desde sua infância, não conhecendo nenhum outro mundo a não ser o hospitalar, ela não tinha amigos e não ia a escola, por sempre tinha crises. Até que sua mãe a convenceu que ela precisava tentar ter uma vida de uma adolescente normal, fazendo a ir á um Grupo de Apoio dos Miúdos com Cancro, aonde Hazel conhece Augustus Waters, um rapaz de 17 anos. Os dois se sentem atraídos a primeira vista, começando a se conhecer a partir dali.


Hazel, tinha um sonho de conhecer o escritor Peter Van Houten, para descobrir o final de seu literário chamado “Aflição Imperial” o livro preferido da garota, o sonho que Augusto decidiu realizar, porém ninguém ouvia falar do autor há anos. Ele pesquisou o paradeiro do escritor, descobrindo que ele estava morando em Amsterdã, então, fez a maluca proposta deles irem ao encontro de Housten para juntos descobrirem o final da história, crescendo o sentimento que havia entre os dois.


Em Amsterdã, a menina teve uma grande decepção com o escritor, ele a disse que não a contaria o final de seu livro. Mas além de tristeza, a viagem tornou a história deles, de fato, uma história de amor linda. Quando voltaram aos Estados Unidos, Hazel teve a notícia de que o caso de Augustus havia se agravado, tendo então, poucos meses de vida.


O câncer, então, havia tomado Augustus por inteiro, vê-lo causava grande dor a Hazel e seus familiares, isto indicava que seus dias vivos estavam pertos do fim. Ele tentou escrever o final que a garota tanto queria do livro, mas em vão. Augustus morreu antes mesmo que pudesse terminar, mas deixou a Hazel uma carta de Houten que decide contar a ela o final de sua história.


John Green, o escritor desse grande sucesso, se inspirou em Esther Grace, uma garota que Green conheceu através do youtube, a garota relatava a dor de sua doença em vídeos tornando-os públicos. Esther ao contrário do que acontece com Hazel, morre. No entanto, Green escreveu “A culpa é das Estrelas” para deixar a lembrança da jovem de forma vitoriosa. O livro que contém uma graça irônica, desilusão, tristeza, desencanto e um pouco de fúria conquistou pessoas de todas as idades.

2 comentários:

  1. Muito bom o resumo que fez do livro, deu até vontade de ler também!!! Senti que faltou um pouquinho de crítica da tua parte, pois acredito que durante a leitura desta obra você fez diversas reflexões! Notei alguns erros de concordância, mas nada impossível de corrigir. Continue fazendo leituras, não imagina o quanto farão bem na sua formação em todos os sentidos falando!!! BJks no S2
    Nota 7,5.

    ResponderExcluir
  2. isso da mais para um resumo do que para uma resenha critica pois noa ha nenhuma critica

    ResponderExcluir